Com colaboração do Dr. Nilo Sérgio Krieger
* 30.04.1872: Morto por índios, quando caçava, Manoel Severino de Jesus. Foi enterrado no cemitério público pelo padre Gattone.
* 30.04.1872: Morto por índios, quando caçava, Manoel Severino de Jesus. Foi enterrado no cemitério público pelo padre Gattone.
* 15.10.1865: Sob as vistas orgulhosas do Barão von Schneeburg, embarca sob o comando do tenente von Seckendorf, o primeiro grupo de voluntários alemães para lutar na Guerra do Paraguai.
* 04.01.1876: Louis Armand Michel, francês, sub-tenente do 6º Batalhão do Loire Inferior, possuidor da Medalha Militar Francesa, queixa-se em ofício ao diretor da Colônia, do tratamento dado aos colonos franceses, alegando que só os colonos alemães têm privilégios...
* 07.09.1879: Segundo o jornal “A Regeneração”, o Diretor da Colônia, Carvalho Borges, era muito complacente no atendimento dos pedidos de retirada dos colonos italianos. Deixava-os partir mediante declarações como: ...”o colono declarara que a sua retirada se prendia ao fato de ter a sua mulher visto um gato preto no lote que lhe coubera”...
* 26.10.1879: Conforme nota publicada no jornal “A Regeneração”, o pe. Gattone recusou-se a batizar o filho de um colono residente na localidade de Kreker (localidade hoje pertencente a São João Batista), por que o padrinho escolhido, José Ceciliano, era maçom...
* 18.02.1894: Suicídio por enforcamento, de Carl Liebe, nascido em 1827. Era casado com Elisabeth Liebe. Anotação do pastor: “Corpo não levado para a igreja. Enterrado com um Pai-Nosso. O pastor não usou o talar” (traduzido do alemão).
* 19.12.1884: Nasce na Polônia Francisco Walendowsky, um dos mais conhecidos filhos de Miechal e Alvina Walendowsky patriarcas desta família até hoje muito numero em Brusque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário