quarta-feira, 25 de julho de 2012

25 DE JULHO: DIA DO ESCRITOR

Professor e escritor Celso Deucher
Uniasselvi sedia encontro histórico de escritores de Brusque e região amanhã

Nesta quarta-feira, dia 25 de julho, comemora-se o Dia do Escritor. Para marcar a data e unir a classe dos escritores de Brusque e região a Biblioteca Dante Aleghiere do grupo Uniasselvi/Assevim está promovendo no auditório da instituição o “II Bate Papo com os Escritores”. O evento começa às 19 horas e até a tarde de ontem já haviam confirmado presença 43 escritores, sendo que a expectativa da organização é chegar a 50. “Será o maior encontro de escritores da história de Brusque”, afirma o jornalista, professor e escritor Celso Deucher, um dos coordenadores do evento.

Segundo Deucher, o município de Brusque possui cerca de 150 escritores em plena atividade em todos os ramos do conhecimento humano, em especial, literatura e história. “São cerca de 380 obras já publicadas ao longo da nossa história e a maioria delas, lançadas nos últimos 20 anos, devido a popularização das editoras e das formas de impressão.

Bárbara Lipinski

No entanto, o encontro não é exclusivamente para escritores com obras lançadas. Segundo Barbara Chiratzki Lipinski, coordenadora da Biblioteca Dante Alighieri, promotora direta do evento, o evento também objetiva reunir aquelas pessoas que cotidianamente escrevem e ainda não publicaram seus textos. “Nesta edição, além de assuntos voltados aos que já possuem obras lançadas, também vamos abordar temas relacionados a publicação de livros, o que pode ser muito produtivo e quem sabe até viabilizar algumas obras que estão engavetadas por estes escritores”, diz Lipinski.

Na análise do professor Celso Deucher, “muitos escritores tem trabalhos de altíssima qualidade e ainda não publicaram suas obras. Encontros como este podem desencadear ações que vão levar ao lançamento destes escritos, seja em forma de um livro solo ou em uma coletânea”.

Obras a preço de custo

Para viabilizar o acesso do publico presente as obras dos autores locais, os promotores do evento, juntamente com os autores, estarão comercializando cerca de 70 obras de autores locais e regionais a preço de custo. É uma oportunidade para que todos tenham acesso a estes escritos a preços bem módicos. “É uma ótima oportunidade para aquelas pessoas que curtem literatura e história local e regional e ainda pode sair do evento com um autografo do próprio autor”, diz o escritor Celso Deucher.

Como viabilizar a publicação de um livro?

O mercado editorial brusquense e regional continua sendo um dos mais aquecidos do país. No entanto, ainda hoje, a edição e publicação de um livro é ser considerada muito cara. “A publicação de um livro não inclui apenas a impressão. Neste processo estão a diagramação, projeto gráfico, revisão, arte final e outras coisas mais que antecedem a entrega na gráfica e principalmente o projeto de viabilização financeira para que a obra seja realidade. Existem dezenas de maneiras de se viabilizar uma publicação e este é um dos assuntos principais que vamos abordar”, comenta o professor Deucher.

Ele vai ministrar um workshop durante o evento, apresentando as diversas formas de publicação de livros disponíveis no mercado. “Há centenas de editoras, desde as particulares, até as auto publicações. O que muita gente não sabe, é que hoje há editoras que publicam livros sem nenhum custo para o autor, nas chamadas publicações por demanda. Não é ainda um serviço muito difundido, mas ele existe e está a disposição de todos. Temos também o importante trabalho das editoras universitárias, que tem se esmerado em publicar os estudos de seus professores e acadêmicos, na tentativa de difundir o conhecimento gerado nas universidades. Muitas vezes estas publicações após aprovadas pelos conselhos editoriais são gratuitas”, enfatiza Deucher. Ele também vai falar dos diversos editais de cultura e a forma de fazer projetos para a captação de recursos, viabilizando financeiramente o a publicação do livro.

Peça teatral "O morrer das Letras" de Douglas Tedesco

Como está seu português?

Um dos pontos altos da noite vai ser a apresentação da peça que tem tudo haver com a vida dos escritores, “O Morrer das letras”, com o ator Douglas Tedesco. Na peça, em poucos minutos o ator, com muito humor, questiona: “Com que freqüência você usa as paroxítonas? Poderia definir o que é sintaxe?”... Ele mesmo explica no decorrer da peça que a Língua Portuguesa nos coloca em roubadas, e o seu personagem também entra nos mesmos apuros. A peça é cheia de literatura e lições sobre a língua e a importância de ler. Através do riso ele provoca o publico para a boa escrita. “O espetáculo, chocante, impressionante a primeira vista, mas muito engraçado ao desenrolar das cenas, faz o público pensar se sabemos realmente escrever e falar corretamente”, afirma Douglas Tedesco.

Exposição obras e escritores

Também na noite desta quarta-feira será aberta a Exposição “Obras e Escritores”, coordenada pela professora Silvia Teske e que ficará aberta ao publico durante as próximas semanas.

O principal objetivo desta exposição é dar visibilidade, principalmente no meio acadêmico, para as obras e autores de Brusque e região, pois grande parte dos estudantes sequer conhecem estas publicações. A exposição, segundo a professora Silvia Teske, vai envolver publicações nas áreas de história, poesia, conto e crônica, técnicos e ainda livros clássicos da região. “Serão cerca de 30 obras expostas nesta primeira edição. De cada autor reverenciamos uma obra, porém, muitos deles possuem várias outras já lançadas e continuam em plena atividade”, enfatiza a professora Silvia Teske.

Projeto de valorização das publicações regionais

Durante o “II Bate Papo com os escritores” será apresentado e debatido um projeto que visa valorizar os escritores locais e regionais no meio acadêmico. “Trata-se de um projeto que pretende dar maior visibilidade no ambiente acadêmico às obras e pesquisas publicadas na região. Entendemos que a Universidade tem que ser verdadeiramente uma produtora e incentivadora da busca de conhecimento e por isso, deve exercer um papel mais ativo na valorização destes conteúdos regionais, em especial, premiando a pesquisa e publicação destes conteúdos”, diz o professor Celso Deucher.

[Matéria publicada no Jornal Em Foco - Edição de 24 de julho de 2012 - Página 13] 

Na edição do dia 7 de julho o Jornal Em Foco também publicou matéria em destaque sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário