Um grande evento marcou o aniversário da emissora |
O diretores da Rádio Cidade AM |
Comunicador Goianinho |
(celsodeucher@hotmail.com)
Segundo o que consta na história da comunicação falada no Brasil, a primeira transmissão radiofônica feita no país aconteceu em 1919 no Recife. No entanto não teria sido este estado o primeiro a ter uma emissora de Rádio, e sim o Rio de Janeiro, quatro anos depois. Os precursores desta revolução que sacudiu o século XX, Roquette Pinto e Henry Morize, fundaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, legalmente constituída em 1923.
Nascido como um meio de comunicação que apenas as elites tinham acesso, nas três décadas seguintes o Rádio popularizou-se e assumiu os principais contornos que o caracterizam até nossos dias. Descoberta sua potencialidade de atingir todo o território nacional em poucos minutos, surgiram os cerceamentos e os interesses dos governos em usar esta “tecnologia” com fins políticos.
Segundo a historiadora Antonia Alves, ainda na década de 1930 aparece a propaganda política e nasce o programa até hoje conhecido e ainda no ar, “A voz do Brasil”. “Apesar de estar vivendo sua época de ouro, nos anos 40, conquistando novos públicos e descendo ao popularesco, teve em sua história a intervenção federal, marcando nelas um forte controle social determinado pelo Governo”, diz Alves. A época de ouro do rádio entra em declínio com o surgimento da televisão na década de 1950.
Em Brusque a primeira emissora a se instalar foi a Sociedade Rádio Araguaia, que iniciou suas atividades em 6 de setembro de 1946 e os primeiros proprietários da emissora foram Raul Schaefer, Otto Reginaldo Renaux, Guilherme Renaux, Adriano Schaefer, Nivert Debrassi, além de Luiz Otto e Euvaldo Schaefer. No dia 29 de julho de 1950 a emissora recebeu licença oficial para funcionamento definitivo. Portanto em setembro deste ano de 2010, a Araguaia completou 64 anos de atuação.
Pela Araguaia, é do locutor Nievert Debrassi a primeira voz transmitida pelas ondas do rádio na região de Brusque. No campo profissional Brusque foi pródiga, desde o inicio das transmissões em criar gerações memoráveis de radialistas e comunicadores. Dentre os precursosres destacamos Celso Teixeira, Ciro Gevaerd, e o grande J. Duarte, até hoje entre nós e que certamente tem muita história para contar.
Hoje em dia as rádios estão mais regionalizadas e cumprem diversos papeis na comunicação e na prestação de serviços a comunidade. Estão mais ligadas ao dia a dia das comunidades e continuam dando “olé” nas emissoras de televisão quando o assunto é informação. Já chegaram a apostar que a era do rádio estaria acabando, quando a revolução da internet surgiu arrebatando a população mundial. Quem pensou desta forma, se enganou...
Quando a sociedade brasileira começava a libertar-se dos grilhões da contra revolução de 1964, surge em Brusque, em novembro de 1982 a Rádio Cidade AM, segunda emissora a se instalar no Berço da Fiação Catarinense. Fundada por Rolf Kaestner, Ilton Oscar Willrich e Rodolfo Burger Neto, a nova emissora nasceu com o objetivo de “levar música e entretenimento até a casa das pessoas”.
“O programa Música da Gente, apresentado por Valdir Reis, o Goianinho, foi o primeiro programa a entrar no ar”, diz Mauro Miranda, comunicador da Rádio Cidade. Um sucesso por 28 anos consecutivos, Goianinho continua com seu programa e diariamente proporciona a comunidade brusquense muita música caipira original. Tem até uma marca registrada que é o seu jeito especial de apresentar o programa, através de rimas exclusivas e inéditas.
Depois de ter passado pelas mãos de outros sócios, notadamente as famílias Hartke (hoje proprietária da Rádio Diplomata FM), Moritz e Cunha, em 1999 a Rádio Cidade foi vendida para os atuais proprietários, Aldo Antônio Fachinello e Nelson Rodrigues, da Rede Atlântico Sul de Radiodifusão Ltda.
A nova direção imprimiu novo ritmo a emissora transformando-a ao longo dos últimos anos num veículo de comunicação mais presente na comunidade e mais voltado para o jornalismo informativo. “São 9 horas diárias de Jornalismo, que fazem da emissora o principal veículo de informação de Brusque. Com o compromisso de noticiar o que de mais importante acontece”, afirma o editor Mauro Miranda.
Desde a sua fundação, a Rádio Cidade AM 850 Khz, proporciona a seus ouvintes uma variada transmissão de música, entretenimento e informação atingindo um publico aproximado de 300 mil pessoas espalhadas por um raio de cerca de 100 quilômetros, em especial nos municípios de Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, Gaspar, São João Batista, entre outros.
Na grade da eclética programação, as atrações vão da música, principalmente as novidades que tocam nas rádios até as modas mais populares, ao entretenimento, a utilidade pública e a informação. Com uma equipe de profissionais qualificados, unidades móveis e tecnologia para estar em qualquer ponto da cidade ou região a qualquer momento, a Rádio Cidade AM é hoje um dos principais veículo de informações e um importante espaço de participação para a sociedade brusquense e cidades abrangidas. Além disso, por meio de telefone, e-mail e outras formas de contato, o cidadão ganha vez e voz nos microfones da emissora.
No último dia 13 de novembro, toda a equipe da rádio Cidade pode comemorar com seus ouvintes e a comunidade em geral os 28 anos de fundação. Um grande evento com diversas atrações, realizado no Pavilhão de Eventos da Fenarreco, marcou o mês de aniversário da emissora. “Nada mais justo do que comemorar esta data festiva ao lado de ouvintes, amigos, colaboradores, e parceiros que ao longo destes 28 anos ajudaram a transformar a Rádio Cidade como o veículo de comunicação de maior audiência no município, e referência de informação ao povo brusquense”, afirma Aldo Fachinello, diretor geral da emissora.
Atualmente, a Rádio Cidade AM conta com 29 colaboradores e vem crescendo e se destacando cada vez mais na mídia. Nos últimos anos também passou a usar com muita força as novas tecnologias da internet. Possui hoje um dos maiores portais de informação na internet do Vale do Itajaí (www.radiocidadeam.com.br), conquistando definitivamente o público internauta. Neste site, as atualizações são diárias e envolvem uma variada gama de informações que vão desde a segurança pública, até economia, esporte, política, saúde e entretenimento.
PERFIL GERAL DA RÁDIO CIDADE
(Fonte: http://www.radiocidadeam.com.br/web/quemsomos.php)
Horário de Abertura: 04:00 horas
Horário de Fechamento: 24:00 horas
Prefixo: ZYJ 808
Faixa: AM
Freqüência: 850 KHZ
Potência: 1.000 watts
Raio de Abrangência: 100 Km
Município Base: Brusque/SC
População Urbana: 105.282 Habitantes
População Rural: cerca de 6.000 Habitantes
Municípios Abrangentes: 10
População da Área: cerca de 300 mil Habitantes
Tipo de Programação: Eclética
Percentual de Ouvintes do Município Base – 68,2%
Percentual de ouvintes por classes: A: 30% B: 35% C: 45% D: 60% E: 65%
Da audiência do município base: Urbano: 70% / Rural: 30%
Nenhum comentário:
Postar um comentário