O último dia 25 de julho, dia do Escritor, foi marcado em Brusque com o maior encontro já promovido pelo setor na história do Município. Ao todo compareceram ao evento 43 escritores de Brusque e região e participaram outras mais de 120 pessoas, entre acadêmicos da Uniasselvi e comunidade em geral.
O Dia Nacional do Escritor, surgiu na década de 60 quando João Peregrino Junior e Jorge Amado, presidente e vice-presidente, respectivamente, da União Brasileira de Escritores, realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro. No ano de 2011, numa iniciativa da Biblioteca Dante Alighieri do Grupo Uniasselvi/Assevim, sob a coordenação de Ângela Schmidt foi realizado o II Bate Papo com os Escritores. Neste ano, no mesmo dia, foi realizada a 2ª Edição, tendo como coordenadores a atual diretora a Biblioteconomista Barbara Lipinski e o escritor Celso Deucher.
Nesta 2ª Edição do os escritores, a noite teve dois momentos, sendo no primeiro, uma apresentação teatral com Douglas Tedesco (Peça o Morrer das Letras) e um work shop com o escritor e jornalista Celso Deucher (Como publicar um livro). No segundo momentos, cada um dos escritores presentes apresentaram resumidamente seus trabalhos e suas obras. Cerca de 30 obras estavam à venda ao público a preço de custo. A noite foi marcada por debates dos temas relacionados a projetos editoriais, escrita, editoração e em especial as várias formas disponíveis no mercado para publicação das obras.
O objetivo do evento foi proporcionar à comunidade o contato com as publicações e com os escritores da região, aproximando as duas partes, incentivando a leitura e a escrita, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da educação e da cultura regional. O Grupo uniasselvi quer incentivar a pesquisa, por parte da comunidade docente, discente, e dos autores locais, prestigiando as suas pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento humano, bem como reconhece que em Brusque e região há grandes escritores e pesquisadores, e que estes trabalhos precisam ser melhor estudados pela comunidade acadêmica.
Dois projetos foram apresentados pelo escritor Celso Deucher e deverão ser ainda melhor debatidos nos próximos encontros com escritores locais. O primeiro deles é o Projeto de valorização dos autores locais dentro das universidades, em especial a Uniasselvi e a Unifebe. O outro projeto é sobre a criação de uma Associação de Escritores ou ainda a fundação da Academia Brusquense de Letras (ABL).
O próximo encontro dos escritores de Brusque e região deve acontecer na Unifebe no mês de setembro e vai homenagear o escritor e religioso Pastor Lindolfo Weingartner, autor de diversas obras em português e alemão.
Paulo Tafner, diretor da Uniasselvi/Assevim de Brusque |
Douglas Tedesco apresentando a peça "O Morrer das Letras". |
Celso Deucher ministrou Work Shop "Como publicar um livro". |
Curti, curti! Não tinha visto aqui ainda, estou atrasada rsrs.
ResponderExcluirah, "diretora da biblioteca e biblioteconomista, Barbara Lipinski" foi a melhor parte! Gostei, alemão! hehe
ResponderExcluir