quinta-feira, 21 de agosto de 2014

8º EVENTO CULTURAL POLONÊS ACONTECE NESTE DOMINGO

Krak Trio de Cracóvia

Festividade que comemora os 145 anos da chegada dos Poloneses a Brusque e ao Brasil vai contar inclusive com as presenças da Embaixadora da Polônia no Brasil e da embaixadora da Polônia na região Sul.

Para comemorar os 145 anos da imigração polonesa no Brasil a Fundação José Walendowsky confirmou esta semana a programação para o 8º Evento Cultural Polonês. Com data marcada para 24 de agosto, as atrações previstas estão voltadas para a religião, a culinária e a música. A Igreja Nossa Senhora do Caravaggio (Azambuja) e o salão principal da Sociedade Beneficente e Recreativa Santos Dumont, irão abrigar os acontecimentos deste ano.

    O Padre Wladyslaw Milak, nascido em Criciúma, Sul do Estado, e radicado há mais de 20 anos em Cracóvia, na Polônia, será o celebrante da Missa Dominical em Polonês e Português, marcada para 10h30min do domingo, 24. A missa será co-clebrada pelo Padre Alvino Milani.

    O almoço típico Polonês, com destaque para o “bigos”, o “pierogi” e a tradicional sopa polonesa de beterraba “barszcz”, está marcado para o salão principal da Sociedade Santos Dumont, a partir das 13 horas. No mesmo local, logo após o almoço e com início previsto para 14h30min, os participantes do evento terão a oportunidade única de estar em contato com um dos trios mais importantes da música polonesa. Este ano, a Fundação José Walendowsky traz a Brusque o Krak-Trio da Cracóvia, composto pelos músicos Boleslaw Stanislaw Kozdronkiewicz, acordeom e vocal, Krystyna Danuta Kuczynska–Docewa, violino e vocal e Maciej Antoni Jamroga, contrabaixo.

Trio Edelweiss


    Para complementar a Tarde Festiva Polonesa, assim definida pelos organizadores, uma apresentação com o Trio Edelweiss, de São Bento do Sul – SC, coordenado por Márcio Brozowski. O Trio Edelweiss é um dos mais tradicionais conjuntos brasileiros na preservação da cultura polonesa.

    As festividades idealizadas e organizadas pela Fundação José Walendowsky são realizadas também para marcar o dia 25 de Agosto instituído por Lei como “Dia Municipal da Imigração Polonesa para Brusque e no Brasil”.

    O Presidente da Fundação José Walendowsky, o empresário João Paulo Walendowsky, acrescenta que além do principal objetivo do evento, que é manter viva a memória dos antepassados poloneses que muito contribuíram para a grandeza de Brusque e região, esta oitava edição, terá também cunho social. A Fundação definiu em R$ 20,00 (vinte reais) o ingresso que dará direito ao almoço e as atrações artísticas, além de um quilo de alimento não perecível que será doado posteriormente a uma instituição de caridade do município.

    Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Livraria Gralha Azul, anexo ao Supermercado Archer – Loja 3 e na WDCom, pelo telefone (47) 3355 – 5555.



José Walendowsky

FUNDAÇÃO JOSÉ WALENDOWSKY

A Fundação José Walendowsky, foi criada em 10 de julho de 2013 a partir de uma ideia que surgiu em uma conversa de família, entre o empresário Ivan José Walendowsky, sua esposa Célia e os filhos, Ivan José, Luis Antônio e João Paulo. Além da ideia original de Ivan, são também instituidores da Fundação, Valdir Rubens Walendowsky, Nazareno Dalsasso Angulski e Sérgio Jachowicz.

Durante anos, Ivan alimentou o sonho de dividir com a comunidade brusquense a rica cultura de seus antepassados. O árduo trabalho, o empreendedorismo e a força de vontade em vencer ficaram mais que evidentes desde que os primeiros imigrantes poloneses aqui chegaram.

Empresário bem sucedido na área de combustíveis, Ivan José e seus filhos, juntamente com outras famílias de descendentes criaram então a Fundação com o intuito não só de reverenciar a memória destes antepassados, mas criar oportunidade para que esta cultura seja uma presença constante no cotidiano dos brusquenses de hoje e principalmente das futuras gerações.

Criada a Fundação era também preciso nominá-la. De forma consensual, a entidade foi batizada com o nome de “José Walendowsky”, pai de Ivan. José Walendowsky teve participação importante em diversas atividades em vários setores da sociedade brusquense.

Durante a realização do Baile em Homenagem ao Trabalhador no dia 1º de Maio de 1933, José Walendowsky, Rodolfo Orthmann e Manoel dos Santos, tiveram a ideia de constituir a “Liga Operária Brusquense”, fato este, imediatamente acatado e absorvido pelos trabalhadores presentes ao baile. No dia seguinte, foi realizada no Centro da cidade uma passeata cujo objetivo era declarar oficialmente a criação do “Sindicato dos Operários de Brusque”. Em 15 de setembro de 1933, este Sindicato foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho. Mais tarde esta entidade se transformou no SINTRAFITE – O Sindicato dos Trabalhadores na Fiação e Tecelagem Brusque.    

Foi funcionário público onde exerceu os cargos de “Inspetor de Veículos” e “Agente Florestal”, na gestão do Prefeito Germano Schaefer. Sempre à frente de seu tempo, José Walendowsky foi também o segundo radioamador de Brusque. O primeiro foi Egon Krieger.

Em busca de novos horizontes e novas oportunidades, com o irmão Félix, José Walendowsky foi o primeiro cidadão brusquense a chegar em 22 de maio de 1941 com um automóvel em Vidal Ramos, na época, distrito de Brusque.

Como desportista em 1935, José Walendowsky obteve o título de “Rei do Alvo”, no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, um dos mais antigos no gênero da América Latina.

Ao deixar o serviço público municipal, em 1943, José Walendowsky e família foram residir em Ribeirão Grande, Município de Vidal Ramos, onde se dedicou ao cultivo da lavoura e à exploração de madeira.
Retornou à Brusque, em 1949 dedicando-se então ao ramo de transporte, tendo exercido a função de gerente do “Expresso Rio Grande/São Paulo, cuja matriz era sediada em Porto Alegre.

Em 1956, juntamente com o amigo Carlos Venturelli, fundou a empresa “Transportes Brusque Ltda”. Em 1958, adquiriu um caminhão FNM, aventurando-se pelas estradas do País até o ano de 1972. Aposentou-se em 17 de janeiro de 1973, aos 63 anos.

A história relata José Walendowsky, como um homem corajoso e batalhador, cujo trabalho e dedicação à sua Brusque foram essenciais para o desenvolvimento da comunidade.

João Paulo Walendowsky destaca que a Fundação, foi criada não só com o objetivo de cultuar a memória dos antepassados das famílias polonesas que aqui aportaram no século passado. A entidade está com os seus olhos voltados para todas as atividades culturais desenvolvidas no Município, focada no incentivo, o desenvolvimento e a promoção de qualquer que seja o evento.

A Fundação, conforme seus idealizadores ainda têm por objetivo proporcionar a oportunidade de que todas as pessoas, independente da origem, possam se unir com o intuito de promover qualquer que seja a atividade cultural.

Com o sonho enfim realizado, a Fundação José Walendowsky, entidade de direito privado, sem fins lucrativos está investindo em cultura na formação dos nossos futuros cidadãos, pois entende que o conhecimento é a maior herança que se pode deixar para nossos sucessores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário